Menu & Search

Texto: Eliana Silva

Foto: Yassmin Forte

Edição 72 Mar/Abr | Download.

Xipixi – Uma marca a promover o cavalheirismo

Xipixi é uma marca africana de luxo. Resultado da vivência cosmopolita do seu fundador, António Macheve Jr., a marca surge para responder a uma lacuna de mercado. Prestes a celebrar uma década de existência, fomos descobrir qual é a receita para servir elegância e requinte aos homens africanos.

Xipixi significa gato em ronga e ao elevar a cultura nacional veio valorizar toda geração masculina moçambicana. “O meu desejo é colaborar cada vez mais com cavalheiros moçambicanos no mundo do entretenimento, showbiz, negócios e diplomacia para personalizar os seus estilos e mostrar a comunidade internacional que os artistas e homens de negócios moçambicanos são vestidos por marcas de luxo moçambicanas”, afirma o designer.

“Um dos princípios da marca XIPIXI é promover o cavalheirismo. Eu adoro vestir cavalheiros e vê-los a sentirem-se mais confiantes e charmosos” – António Macheve Jr.

Acima de tudo, aquilo que o designer procura é oferecer aos homens a oportunidade de se expressarem criando um estilo pessoal através da elegância que confere às suas peças. “Um dos princípios da marca XIPIXI é promover o cavalheirismo. Eu adoro vestir cavalheiros e vê-los a sentirem-se mais confiantes e charmosos através das nossas roupas e acessórios, sobretudo os noivos, pois é uma grande responsabilidade vestir um homem no dia mais especial da sua vida”, partilha António.

À influência de Virgil Abloh, antigo Director Criativo da Louis Vuitton, e de Karl Lagerfel, antigo Director Criativo da Chanel, António acrescenta o corte de marcas como a Daks, Dunhill e Berluti como referências. “A Heron Preston, Off-White e Alyx são marcas que tenho estado a estudar com alguma intensidade nos últimos 3 anos. Não só pelos estilos distintos das marcas, mas também pelas suas estruturas corporativas e os seus modelos de negócios, são marcas que em 5-7 anos expandiram com muita  rapidez com uma presença física sólida em várias partes do mundo”, acrescenta António.

Uma década vivida e as expectativas para a XIPIXI são elevadas. Com um olhar atento sobre o que se passa dentro e fora do continente africano, António confessa que há melhorias a fazer. “O nosso principal foco actualmente é aumentar e melhorar a nossa capacidade e os nossos canais de distribuição para o mercado internacional. Estamos prestes a lançar a nossa loja online, que vai permitir com que qualquer um possa adquirir produtos XIPIXI em qualquer parte do mundo”.

Edição 72 Mar/Abr | Download.

0 Comments

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.