Menu & Search

Texto: Eta Matsinhe

Foto: Yassmin Forte

Edição 74 Jul/Ago | Download.

Abacate – O superalimento que está na moda

Abacate é rico em vitaminas (A, C, E, K), é uma excelente fonte de sais minerais e gorduras monoinsaturadas — gorduras boas.

Da planta do abacateiro tudo é aproveitado, as suas folhas e caroços são usados em infusões e tratam doenças como hipertensão e diabete.

Sabia que o abacate é considerado um superalimento? Para entender o motivo de receber este rótulo e estar no topo da lista dos alimentos na moda, viajei até ao distrito da Namaacha. E, em uma das colinas desta terra, abençoada pela fertilidade e temperaturas amenas, encontrei uma machamba de 8 hectares, repleta de abacateiros.

Ao explorar a plantação, guiada pelos passos da farmeira Paula dos Santos, descubro que a sua criação ocorreu na época colonial e está sob os seus cuidados desde o ano 2000, quando trocou a cidade pelo campo. O tamanho dos abacateiros chama atenção, afinal alguns têm mais de 30 metros. Questiono sobre os modos de produção e Paula conta que todo o abacate produzido na quinta é 100% orgânico. “O único momento onde ocorre uma modificação é durante a preparação das mudas, quando são enxertadas para acelerar o início da produção.”

Porque estamos no período de colheita, que ocorre entre Abril e Julho, as árvores ainda estão carregadas. O abacate tem a característica de não amadurecer na árvore, então é tirado verde e amadurece em alguns dias.

A razão para este fruto ser tão apreciado e receber o rótulo de superalimento, segundo Paula, é o seu alto valor nutritivo. É rico em vitaminas (A, C, E, K), é uma excelente fonte de sais minerais e gorduras monoinsaturadas — gorduras boas. E, devido ao seu alto teor de gordura, é extraído um óleo com propriedades medicinais, bastante utilizado na indústria alimentícia e cosmética. O facto é que da planta do abacateiro tudo é aproveitado, as suas folhas e caroços são usados em infusões e tratam doenças como hipertensão e diabete.

Se pensa em incluir o abacate ou seu óleo na dieta do dia-a-dia, saiba que traz diversas vantagens para a sua saúde como o controlo do colesterol e redução do risco de doenças cardíacas.

O abacate consome-se doce, salgado ou simplesmente ao natural. Salgado é um óptimo ingrediente para tostas, sushi e saladas; doce vira sorvetes, mousses ou batidos de frutas.

Edição 74 Jul/Ago | Download.

0 Comments

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.