Menu & Search

Texto: Elton Pila

Foto: Júlio Marcos

Edição 77 Jan/Fev| Download.

PALMEIRAS GUEST HOUSE – OURO SOBRE VERDE

O nome sugere a árvore. Mas, no quintal pejado de verde, encontramos mais do que palmeiras. E pensamos que o ouro do amarelo das paredes sobre o verde das plantas também pode significar o contraste perfeito. Sentimo-nos imersos num jardim. São lambaris, acácias, frangipanis, madressilvas, lírios e outras mais espécies a testemunhar por uma mão que tudo o que planta irrompe terra acima. “Mérito do meu marido que nem jardineiro é”, diz-nos Célia Poitevin Rocha, proprietária.

Publicidade

Localizado na Cidade de Maputo, no número 948 da Avenida Patrice Lumumba, a Palmeiras Guesthouse já foi apenas uma casa de família. A sala de visitas, com os móveis anteriores e antiguidades, é a prova maior. Sem TV, só com o rádio à disposição do visitante, lembra-nos o tempo em que os convívios na sala eram um encontro com o outro que nos é extensão, longe das telas que nos iluminam o rosto e invisibilizam tudo e todos à nossa volta. Hoje, mais de duas décadas depois do primeiro passo, a Guesthouse é feita de dois blocos com 15 quartos, alguns têm jardins interiores. Sim, outra vez, o verde.

Com o silêncio trazido pela noite, ouvimos a água a correr de uma fonte que parece nascer das pedras. Evadimo-nos do mundo. Mas sabemos que, lá fora, a cidade se insinua.

▶ COMO IR

Do Aeroporto Internacional de Mavalane, em Maputo, são cerca de 7km feitos de carro até chegar à guesthouse.

ONDE COMER

Sem menu, a cozinha está aberta para os pedidos dos visitantes para o almoço e o jantar, e é sempre uma boa opção. Mas o pequeno-almoço, que não perde nada para um brunch, este tem de ser tomado mesmo na Palmeiras Guesthouse.

O QUE FAZER

Da Arte nas Galerias e Museus, das praias da Costa do Sol e Catembe, da vida cultural da Maxaquene e Chamanculo, passando pela Mafalala, a cidade de Maputo tem uma infinidade de ofertas. Mas sentar-se com Célia Poitevin Rocha e ouvir o processo de construção da Guesthouse é ter uma lição de empreendedorismo e de vida.

 

▶ RESERVAS

E-mail: reservas@palmeiras-guesthouse.com

+ 258 823 069 200/843 069 200

NOITES SUGERIDAS 3 PREÇO MÉDIO

Edição 77 Jan/Fev| Download.

0 Comments

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.