Menu & Search

Texto: Zenifa Álvaro

Foto: Júlio Marcos

Edição 76 Nov/Dez| Download.

Achimo Camal – “Sinto-me realizado”

Quem sai aos seus não degenera. A carreira de Achimo Camal confirma. Filho de um antigo funcionário das Linhas Aéreas de Moçambique, seguiu as pegadas do pai. Mas, se é verdade que a inspiração paterna foi fulcral, não é menos verdade que uma infância passada no bairro do Aeroporto com a permanente presença dos aviões também parecia moldar o futuro. “Sempre víamos os aviões a passarem. E tínhamos a curiosidade de subir”.

Em 1990, depois de uma formação, entrou para LAM como Programador de Escalas, responsável pela gestão das tripulações que se devem fazer a bordo. “Foi um privilégio trabalhar no que sempre quis fazer”, confessa. E mais do que satisfazer a sua curiosidade, ajudou a tornar possíveis as viagens aéreas de milhares de passageiros ao longo das décadas de serviço.

Publicidade

Com mais de trinta anos de carreira, não se deixa acomodar pelo tempo. Sabe que a aviação é uma área em constantes mutações e o aprendizado diário continua a ser o maior desafio. “Temos de estar sempre a estudar, a aviação está sempre a desenvolver”.

Há-de ser por isso que, mais de 20 anos depois como programador, se ia tornaria oficial de operações. Mas não o fez sem deixar o que chama de legado. Há uma nova geração de programadores que lhe passaram pelas mãos. “É um orgulho saber que contribuí para formação de novos quadros”.

Camal caminha para a meta com sentido de missão cumprida. “Sinto-me realizado”.

Edição 76 Nov/Dez| Download.

0 Comments

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.