Menu & Search

Text: Hélio Nguane

Photo: Julio Marcos

Edição 75 Set/Out | Download.

Bacela Aulas – Uma janela para o conhecimento

Bacelar Bacela fala com calma, com pausas, procura sempre adaptar o seu discurso a quem o escuta, pensa sempre em ser entendido. É tímido, quando está nervoso, por vezes, gagueja. Mas, à frente dos estudantes, enfrenta seus medos e transmite o que sabe, sem hesitações e nem reticências.

Quando o ensino à distância e as plataformas digitais de ensino eram uma conversa futurista em Moçambique, ele foi contra a corrente, investiu na busca de conhecimento e usou a Internet para transmiti-los.

Com a câmara do seu laptop, conhecimentos de programação, o tempo vago e a certeza de que pequenos actos podem impulsionar mudanças, este professor criou a Bacela Aulas. A plataforma digital de ensino, criada em 2017, prepara os estudantes pré-universitários para os exames da 12ª classe, ensino superior e não só. Com recurso a vídeo aulas, testes e outros recursos didácticos, a sua iniciativa já garantiu a aprovação de milhares de estudantes. Mas não é tudo, na sua lista de projectos, que periodicamente envia para embaixadas e grandes empresas constam iniciativas como “Escola Moz 4.0”, “Professor Nota 20+1”, “Programar Moçambique”. Mas esta é outra conversa.

Enquanto os projectos ganham forma, mantém a rotina de funcionário público, professor de instituições privadas de ensino superior e dá aulas particulares. Quem lhe vê a distância, não consegue visualizar suas olheiras. As madrugadas de Bacelar Bacela, actualmente, já não são dedicadas ao descanso, pois decidiu criar um canal no youtube e trabalha para ​​produzir mais de 500 vídeo-aulas para a resolução de exercícios de exames da 12ª classe, exames extraordinários e exames de admissão. O esforço trará resultado, ainda este Agosto o material já estará finalizado.

Quando o ensino à distância e as plataformas digitais de ensino eram uma conversa futurista em Moçambique, Bacelar Bacela foi contra a corrente, investiu na busca de conhecimento e usou a Internet para transmiti-lo.

Publicidade

O canal de youtube vai impulsionar parte dos projectos e vai abrir espaço para que mais estudantes tenham acesso ao ensino. “A minha maior ambição ao criar os projectos é dar oportunidade a alunos, que muitas vezes não tem condições para seguir o ensino superior em instituições privadas, se prepararem, gratuitamente, para os exames de admissão usando apenas o seu smartphone, tablet, laptop ou computador”, detalha.

A médio e longo prazo tem a ambição de contribuir na expansão do ensino híbrido em Moçambique. Todos os seus projectos fazem parte de uma iniciativa mãe, denominada Escola Virtual de Moçambique.

“A iniciativa visa a integração digital e transformação social com base na educação, sem fins lucrativos”, conta, acrescentando que na espera pela efectivação desta acção macro, em 2020, com a Covid-19 a dar uma nova dinâmica ao ensino e aprendizagem, percebeu que era necessário fazer mais. Depois de meses de investigação, em Julho de 2021, criou mais uma iniciativa: o Stor Bacela. O nome é inspirado nos seus alunos, que assim o tratam. A plataforma, que pode ser acedida através do link t.me/stormozbot, facilita o contacto entre estudante e professor usando inteligência artificial e melhora o ensino e aprendizado à distância.

Apesar de não sentir os ganhos imediatos pelas suas acções, Bacelar continua a aprimorar os seus conhecimentos para a criação de plataformas electrónicas de ensino à distância para escolas, universidades, centros de formação de professores e corporações. Já são 12 anos nisso. Grande parte de seus conhecimentos foram apreendidos com recursos educativos digitais, formações presenciais e oficinas virtuais.

Quando amanhece, vê o sol a espreitar da janela de seu escritório improvisado para o ensino à distância, ganha fé, fecha o laptop e prepara-se para mais uma jornada, na expectativa de que seu esforço pelo ensino um dia traga resultados.

Edição 75 Set/Out | Download.

2 Comments

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

  1. […] Fonte: Revista Índico […]

  2. 2 anos ago

    Interessante. Estamos a contribuir na formacao do homem novo. Peço para apreciar a plataforma FiloTchila.