Menu & Search

Texto: Eliana Silva

Foto: Mauro Pinto

Edição 76 Nov/Dez| Download.

Celso Ferreira – Fazer de uma oportunidade um olhar para todos

Não tínhamos conhecimentos nem habilidades específicas, só havia muita vontade e persistência.

“Assim como um rio ao longo do seu caminho vence muitos obstáculos e vai se fortalecendo, ele sabe o seu motivo. Acredito hoje que as dificuldades e obstáculos são lições para auto análise”. A frase não é nossa, é de Celso Ferreira, o criador da Zambezi Eyewear, que nos explica como é que criou uma marca de referência num contexto tão especial, tal como o nascimento de um rio.

Há pessoas para quem a pandemia da Covid-19 foi um momento de reflexão e de geração de ideias. Celso Ferreira foi um desses exemplos. No final de 2019, depois de precisar comprar o seu terceiro par de óculos, lembrou-se de criar ele mesmo uma marca de óculos nacional. Nascido e criado na capital moçambicana, o jovem licenciado em contabilidade e auditoria, percebeu que este era o melhor caminho para mudar de vida e criar algo seu e é nesse sentido que nasce a Zambezi Eyewear.

Publicidade

“Sete meses após o lockdown, decidi pedir a demissão do trabalho porque sentia uma responsabilidade imensa em definir o que era o meu propósito de vida. Percebi que nasci para isto, porque quando comecei a construir a marca as minhas próprias habilidades como profissional foram mudando. Os desafios e as oportunidades que surgiram foram emocionantes; reuni as pessoas certas que podiam agregar valor ao projecto no segundo semestre 2021 e, em Janeiro de 2022, chegámos oficialmente ao mercado’, conta-nos Celso.

É impossível pensarmos na jornada da marca e não a relacionarmos com o crescimento pessoal de Celso. Persistente, resiliente e dedicado, o jovem partilha que a dificuldade foi entrar por um caminho totalmente desconhecido. “Não tínhamos conhecimentos nem habilidades específicas, só havia muita vontade e persistência.  Fomos muito testados com o tempo, com a escassez de produto e tivemos que organizar e seleccionar uma equipa estratégica com capacidades diferentes”.

O caminho faz-se caminhando e a verdade é que foram as dificuldades que levaram a que o trabalho de Celso melhorasse. Desde o início que o jovem soube que a qualidade do seu produto era determinante para chegar a mais pessoas. À matéria prima nacional, Celso juntou exclusividade do design, uma mistura sempre pautada pela sua própria força de vontade.

A marca de óculos de madeira moçambicana promete agregar valor acrescentado ao mercado e desde o início do ano que a Zambezi Eyewear está a ganhar uma posição no mercado ao trazer, acim de tudo, “diferenciação”.

“Acredito que a minha imagem se assemelha (à historia da Zambezi) por eu ter vencido algumas batalhas sobre auto-estima. Tem muito a ver como eu me vejo a mim e não como os outros me vêem. Então, tudo o que eu faço é estar alinhado com meu propósito, com a  minha identidade e dar um contributo económico e social’, declara Celso Ferreira. Com um novo olhar, o jovem promete inspirar e conectar-se com pessoas que abordam ideias criativas.

Edição 76 Nov/Dez| Download.

0 Comments

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.