Menu & Search

Texto: Elton Pila

Fotos: Yassmin Forte

Edição 73 Maio/Jun | Download.

Southern Sun – A cidade à frente, O mar às costas

“Onde terá começado a fronteira do dia com a noite? a fronteira da água com a terra? a do azul com o lilás?”. Ecoam-nos estes versos de Ana Mafalda Leite enquanto a manhã se aproxima. Abrimos a janela e deixamos entrar a leve brisa que a rebentação das ondas anuncia. O sol nasce no mar revolto. E então percebemos o que o nome – Southern Sun – já sugeria.

O edifício do hotel, em Maputo, lembra um ambicioso polvo a esticar os tentáculos como se quisesse abraçar o mar, todo ele. E torna física a memória arquitectónica que dá à cidade de Maputo fachadas singulares. Mas é  preciso ir sempre para lá da pele, como nos ensinou Júlio Carrilho.

As escadas interiores do hotel, que se enrolam como caracóis, levam-nos aos corredores estreitos, com quadros pregados às paredes, sinais de luz a mostrarem-nos o caminho aos quartos. São no total 269, mais de 70% com vista para o mar, entre eles quartos executivos e uma suite presidencial. A imagem que nos chega do ginásio ou do terraço com jardim ou do restaurante, cujo exterior deixa-nos à beira da piscina e à sombra das palmeiras, também nos devolve a este grande lençol Índico. O Southern Sun tem a cidade à frente e o mar às costas. Daqui se parte para as excursões em ilhas como Xefina, Inhaca ou dos Portugueses ou para a vida que pulsa pelos passeios de uma cidade que fala muitas línguas.

▶ Como ir

O hotel fica a 7 km do Aeroporto de Maputo. Localizado na marginal, é de fácil acesso.

▶ Onde comer

O restaurante do Southern Sun oferece uma carta variada. Mas pode sempre experimentar outros sabores que marcam a cidade de Maputo, como os do Mercado do Peixe, que não fica muito distante do hotel.

▶ O que fazer

A experiência de caminhar pelas ruas da cidade, sempre com personagens curiosas, permite também este encontro com traços de projectistas nacionais ou oriundos de partes tão díspares que fazem de Maputo esta amálgama arquitectónica. Mas pode sempre passar pela Fortaleza de Maputo, o Museu de Arte, a Feira de Arte e Artesanato ou deixar-se levar pela vibração nocturna de uma cidade que aprendeu a ter voz própria.

▶ Contactos

+258 (21) 495050 ou  +258 (21) 497700

E-mail: ssmaputo.reservations@tsogosun.com

▶ Preço sob consulta

▶ Noites sugeridas 2

Edição 73 Maio/Jun | Download.

0 Comments

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.