Menu & Search

Texto: Maria Mucavele

Foto: Jay Garrido

Edição 66 Mar/Abr | Download.

 

 

 

Limão

A acidez que protege

“A lima é tipicamente verde, enquanto o limão é amarelo – embora o limão nacional confunda, pois tem a casca verde.”

A culinária é uma viagem e são os ingredientes que compõem os pratos que ditam o passo. O limão e a lima, com a acidez que os caracteriza, são ingredientes que se impõem em qualquer geografia. Nos cocktails ou nas sobremesas, passando pela função “aguçadora” do paladar nas carnes brancas, um e outro são indispensáveis.

De origem asiática, a lima é parecida com o limão, afinal pertencem à mesma família de frutas cítricas. Talvez uma das diferenças mais óbvias entre limões e limas seja sua aparência. A lima é tipicamente verde, enquanto o limão é amarelo – embora o limão nacional confunda, pois tem a casca verde. As limas normalmente são menores e mais redondas do que os limões. Elas podem variar em tamanho, mas geralmente medem de 3 a 6 centímetros de diâmetro. Em comparação, os limões tendem a ter 7 a 12 centímetros de diâmetro e têm uma forma mais oval ou oblonga.

Nestes tempos de pandemia, em que a prevenção da COVID-19 faz-se não apenas através do distanciamento físico, das máscaras e do álcool nas mãos; a importância de ambos redobrou. Uma chávena do sumo contém 72,6 mg de vitamina C, o suco de uma única fruta contém 13 mg, o que faz dele uma óptima fonte desse nutriente.

E mais, o seu consumo regular tem um grande poder antioxidante, previne o envelhecimento precoce e promove o fortalecimento do sistema imunológico, além de ajudar a combater as pedras nos rins, que são formadas por cálcio cristalizado, já que ele quebra esses cristais.

Edição 66 Mar/Abr | Download.

0 Comments

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.