Menu & Search

Texto: Hélio Nguane

Foto: Júlio Marcos

Edição 76 Nov/Dez| Download.

Belzénia Matsinhe – Pedra a pedra construindo o futuro

No final do ano de 2017, Belzénia Matsinhe tinha uma ideia de negócio e incentivada por amigos participou e venceu o concurso da African Womans in Techonology (AWIT). Hoje a “Obra Fácil” saiu do papel e democratiza o acesso a serviços de arquitectura e engenharia civil para moçambicanos comuns.

A empreendedora não acredita em fórmulas mágicas, mas está consciente de que a sua rotina garante que esteja com energia e disposição para enfrentar os desafios diários do seu negócio conseguindo dedicar algum tempo, todos os dias, para se aperfeiçoar em assuntos técnicos e de gestão da empresa.

Desperta às 4h00 da manhã, dedica as primeiras três horas do dia ao exercício físico, à prática espiritual, ao estudo e planeamento das actividades do dia. A partir das 7h00 está em modo de execução dos planos traçados para o dia e atende as 1001 demandas do negócio e da vida pessoal. Vai a cama cedo, por volta das 20h00, a menos que tenha um evento ou um trabalho.

Publicidade

“Tenho de gerir a agenda, pois não é fácil ser engenheira civil, administradora de empresa, docente universitária e mãe de uma linda menina”, diz com um leve sorriso.

Obra Fácil é um negócio social que visa lucro por meio de geração de valor para a sociedade

Nascida em Inhambane, filha de um ex-técnico de construção civil, neta de pedreiro e carpinteiro, o destino já sussurrava que a menina seria Engenheira Civil. “Conversas sobre obra e construção sempre foram comuns em casa, ao longo da minha infância. Apesar disso, só decidi o meu curso de formação depois de concluir o nível médio. O meu pai incentivou-me na escolha e durante a formação”, recorda.

Sempre foi dedicada aos estudos, afinal era bolseira no Instituto Superior de Transportes e Comunicações (ISUTC). Licenciada em 2015, quatro anos depois ingressa para o mestrado em Gestão de Risco de Desastres e Adaptação às Mudanças Climáticas na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), que espera concluir este ano.

Tenho de gerir a agenda, pois não é fácil ser engenheira civil, administradora de empresa, docente universitária e mãe de uma linda menina.

“Comecei a trabalhar logo no segundo ano do curso e quando me formei busquei experiência em diferentes áreas da engenharia civil até decidir pelo caminho do empreendedorismo”, conta, detalhando que apostou por esta via, pois, “ainda na minha formação, os professores que eu mais admirava eram todos empreendedores. E mais, a nossa realidade, enquanto moçambicanos, só vai melhorar se nós trabalharmos para isso”.

E sobre o seu empreendimento, a Obra Fácil é um negócio social que visa lucro por meio de geração de valor para a sociedade, impactando esta de forma positiva. Oferece um conjunto de serviços, desde o projecto até a assistência técnica de execução da construção para as classes sociais não atendidas por outras empresas do sector.

“O nosso público-alvo sonha com habitação condigna, mas não tem acesso a serviços formais de engenharia e arquitectura, que resulta no défice qualitativo das habitações existente no país que afecta, negativamente, a saúde e qualidade de vida das famílias, quando a construção não desaba e dizima a vida de famílias inteiras, o que tem sido comum nas regiões do país mais vulneráveis aos desastres naturais”, realça.

A empresa Obra Fácil tem também um viés educacional. Através das Medias Sociais difunde boas prácticas nos projectos e construçãos.

Além da fundadora, a equipa fixa da Obra Fácil é formada pelo arquitecto Joscelino Macandze, responsável pela área de projectos, e pela técnica de engenharia Gisele Munhequeia. Existe ainda uma equipa de mais de 10 prestadores de serviço técnicos em Maputo, Inhambane e Sofala.

“Atingimos há 3 meses o ponto de equilíbrio em que o investimento feito nos últimos tempos se pagou e começamos a ver os lucros do negócio, nesta nova fase”, detalha, indicando que “nunca beneficiamos de financiamento até então”.

A empresa Obra Fácil neste ano registou um aumento no volume de vendas em mais de 100%. Apesar da evolução, ainda ambiciona mais: aumentar o alcance da empresa de forma a tender a todo o território nacional e desenvolver um projecto de capacitação da mão-de-obra de construção civil, que actua informalmente.

Destaques

Obra Fácil é um negócio social que visa lucro por meio de geração de valor para a sociedade.

“Tenho de gerir a agenda, pois não é fácil ser engenheira civil, administradora de empresa, docente universitária e mãe de uma linda menina”

Edição 76 Nov/Dez| Download.

0 Comments

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.