Menu & Search
Em Cada Peça, Uma Personagem

Em Cada Peça, Uma Personagem

Em Cada Peça, Uma Personagem


Foi pelas mãos de Daniela Soares Coelho que nasceu, em 2014, a Pirikito. Licenciada em Arquitectura do Design de Moda, e com experiência como figurinista em cinema e televisão, em Portugal, foi ao voltar para Maputo, após 10 anos de ausência, que Daniela decidiu aventurar-se na criação da marca: “Em Maputo, tornou-se mais simples conciliar estes dois mundos. A Pirikito foi, então, um voo para uma vertente na área do design, de onde partiu a minha formação, através da qual os tecidos, padrões e formas encarnam também personagens, mas em forma de malas”.

Nessa óptica, cada mala confeccionada pela Pirikito “veste a sua capulana e reflecte esse perfil psicológico”, o que equivale a dizer que cada cliente que procura comprar uma mala vai ao encontro da personagem que melhor combina consigo.

O nome, esse, surgiu de uma brincadeira. “Várias pessoas já me disseram que tenho cara de passarinho, então, no momento de escolher o nome para a marca, surgiu a ideia de ser o nome de um pássaro”. Brincadeiras à parte, o trabalho desenvolvido pela Pirikito é sério, principalmente no contexto em que vivemos, o que levou a marca a apostar na produção de máscaras. “As máscaras estão a tornar-se parte da nossa indumentária.

A nossa auto-estima também vem daí, do que vestimos diariamente. (…) Então achei que, já que temos de andar com o sorriso coberto, a máscara deve ser uma peça que achamos bonita e que reflecte parte de nós”. E beleza é o que não falta às máscaras, assim como a funcionalidade. Estas peças são feitas em algodão, um tecido com uma trama fechada, mas que permite a quem as usa continuar a respirar bem. Os clientes, levados pelo medo, ao saberem da produção destas peças pela marca, correram logo no início para garantirem os seus exemplares, o que fez disparar as vendas.

Actualmente, e passado o susto inicial, as vendas estabilizaram, e é mais a vontade de ter máscaras de cores e padrões diferentes que garante à Pirikito a continuidade destas peças.

Texto: Magda Arvelos

Foto: Mauro Pinto

0 Comments

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.