Menu & Search

Texto: Magda Arvelos.

Foto: Mauro Pinto.

Edição 66 Mar/Abr | Download.

Íris Santos Design

Moda com garra

“Para Íris, moda sempre foi mais do que as roupas ou acessórios feitos, há um longo processo de trabalho que consubstancia a concepção do produto.”

Na época, recorda, “as mulheres da cidade não usavam vestidos de capulana. Esta era vista como algo tradicional, a que a mulher cosmopolita não se queria associar.” Foi esse, então, o desafio que Íris abraçou, no sentido de alterar essa percepção e mostrar a beleza deste tecido através dos seus olhos. Para ela, moda sempre foi mais do que as roupas ou acessórios feitos, há um longo processo de trabalho que consubstancia a concepção do produto.“A vida abre-nos portas e nós temos que saber aproveitá-las.” Foi desta forma que Íris Santos explicou o salto que a sua vida deu quando decidiu criar a marca com o seu nome. O ano era 2011 e Íris estava a meio do Mestrado em História, depois de uma Licenciatura em Arqueologia. Já nessa altura, era frequente criar os seus próprios vestidos à base de capulana, pelo que o processo acabou por ser natural.

A riqueza da capulana, a sua beleza, alma e visual, cativaram-na desde o início. Foi a fusão dos padrões deste tecido com outros provenientes de várias culturas que imprimiram nas peças da Íris Santos Design uma identidade única. Isso e o facto de a marca ter uma capulana com padrão próprio e como filosofia “buscar a perfeição para os clientes.”

Como uma pessoa pragmática, Íris viu na criação de carteiras e bolsas a evolução natural do seu negócio. “Pensei: ‘como tornar a vida dos clientes mais fácil?’ e a resposta foi: ‘criando bolsas que combinem com o vestuário, que possam ser usadas para o trabalho ou dia-a-dia.”

 

Mas a designer não se limita à criação. Forte defensora do empoderamento feminino, Íris criou as lives “Mulheres de Garra” para ensinar às jovens mulheres formas de serem bem sucedidas, trazendo à conversa tópicos como o empreendedorismo. “Como designer de moda, o meu trabalho criativo consome apenas 5% do tempo, o resto é dedicado à gestão, solução de problemas, logística e contabilidade = simples empreendedorismo. Acredito que podemos aprender com os outros e evitar erros, por isso existe o Mulheres de Garra.”

Atenta ao pulsar da economia, Íris garante que a sua marca está a atravessar com sucesso esta fase da pandemia, graças à sua capacidade de reinvenção. Por um lado, têm a loja online, que lhes permite continuar activos e, por outro, a colecção SOLARA, inspirada na sua filha, uma forma de vestir os bebés “na moda” e deixar as mães confortáveis.

Íris criou as lives “Mulheres de Garra” para transmitir às jovens mulheres formas de serem bem sucedidas.

Edição 66 Mar/Abr | Download

0 Comments

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.