Menu & Search

Texto: Elton Pila

Foto: Amilton Neves

Edição 72 Mar/Abr | Download.

Girafa Solar – Do céu, o sol para Mangunze, energia

Está especada a meio da rua, cercada pelos tons verdes das árvores, uma paisagem que lhe é comum. E percebemos logo, pela estrutura, de onde chega o nome. Vemos o tronco, o pescoço longo feito de grossos lenhos a suportar uma cabeça ligeiramente virada para o céu, como se pudesse absorver todos os raios de sol, é nela onde estão montados os painéis. A estrutura utiliza energia solar fotovoltaica para alimentar um armário técnico, como se fosse um grande coração amarelo a bombear energia para 10 tomadas de (re)carregamento de telemóveis.

Girafa Solar, um projecto que chega à localidade de Mangunze, distrito de Chongoene, Gaza, pela mão da Fundação Carlos Morgado e financiado pela embaixada da Irlanda, foi inaugurado em 2020. Em uma localidade com mais de 10. 000 Habitantes a que a energia convencional demorou chegar, sem a pretensão de ser a luz no fundo do túnel, foi energia a meio da rua. É energia limpa, que se renova em cada amanhecer, mas que continua viva mesmo depois do pôr do sol. Dezenas de telemóveis são (re)carregados diariamente. Contas feitas, a cifra dos beneficiários ultrapassa os 3000, revela-nos o Padre Juan Gabriel Arias da Missão de São Benedito Mangunze, encarregada de gerir o projecto. Mas podem ser sempre mais. “Existem muitas pessoas que, ao passar, aproveitam também para (re)carregar os seus telemóveis” – Padre Juan Gabriel Arias.

Clara Manuel Mimbire foi duplamente beneficiada pelo projecto. Mais do que (re)carregar o seu telemóvel, a Girafa Solar tornou-se o seu local de trabalho. Ela e outra companheira estão encarregadas de fazer a limpeza e auxiliar outros utentes. Nascida em Macia, parte da vida feita em Maputo, foi o amor que a levou para Mangunze, em 2007. Mas nunca se habituou à vida sem corrente eléctrica. “Antes da Girafa Solar, era um grande sofrimento, a vida era muito difícil”, diz.

Mais do que um espaço de (re)carregamento de telemóveis, é também um espaço de encontros, reuniões comunitárias, debates.

Também por isso, ainda hoje, já com algumas zonas de Mangunze com ligações eléctricas convencionais implantadas, a Girafa Solar continua a ser um ponto de referência. Mais do que um espaço de (re)carregamento de telemóveis, como nos contam o Padre e Clara, é também um espaço de encontros, reuniões comunitárias e debates. E o rádio, que se lhe está acoplado, marca a trilha sonora dos jogos de futebol que tem lugar em um campo ali perto. Enquanto o sol anunciar o dia, em Mangunze, haverá energia e vida. E ainda bem.

Edição 72 Mar/Abr | Download.

0 Comments

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.