Menu & Search

Texto: Susana Gonçalves

Foto: Vasco Célio e arquivo da Austral

Edição 70 Nov/Dez | Download.

As maravilhas de Malanje

Ao aterrarmos em Malanje, que as novas aeronaves Dash 8 da TAAG “aproximam” da capital, descobrimos uma cidade onde passado e presente se cruzam. Primeiro, destacam-se edifícios da ocupação colonial bem preservados e que se sucedem ao longo da Avenida Comandante Dangereux, que atravessa a cidade, cruzando-se com o rio Malanje no seu percurso entre a Lagoa da Guiné e o Kwanza, onde desagua. Bem no centro urbano encontramos as sedes do Banco Nacional, do Governo Provincial, o verdejante Jardim Municipal em frente à moderna estação dos comboios, e a imponente Sé Catedral, classificada, em 2017, património histórico-cultural do país. Nas redondezas descobrimos construções e condomínios modernos que revelam o crescimento recente da cidade, elevada a esta categoria no dia 13 de Fevereiro de 1932, e que está agora empenhada numa reconstrução que a torne cada vez mais apelativa.

E é a partir daqui que saímos à descoberta das várias atracções da província, um território com uma diversidade de paisagens, de fauna e flora capazes de encantar quem o visita.

A primeira paragem da viagem está marcada para a vila de Cacuso, em cujo centro encontramos ainda muitos edifícios típicos da época colonial. Rumamos a sul, em direcção às famosas Pedras Negras de Pungo Andongo. Após alguns quilómetros, começamos a vislumbrar no horizonte de uma das intermináveis rectas da estrada, a silhueta das formações rochosas que ao longo de milénios os elementos se encarregaram de arredondar e que testemunharam momentos fulcrais da História do país. Atravessamos a planície, que começa a ser rasgada por gigantescas pedras com formas curiosas onde tentamos “encaixar” animais e objectos, para em poucos quilómetros desviarmos à esquerda, onde somos recebidos por uma placa de boas-vindas na estrada que dá acesso aos pontos mais espectaculares da região. Percorremos a pé um corredor de pedra a partir do qual temos uma vista única sobre o vale onde o rio Kwanza se espalha, bloqueado poucos quilómetros à frente pela Barragem de Capanda, cuja albufeira também podemos visitar na fronteira com a província do Kwanza Sul. Protegidas por estruturas simples de cimento, encontramos as míticas pegadas impressas nas rochas que o povo garante serem dos reis Ngola Kiluanji e de sua filha, Njinga a Mbande, que reinaram nas terras do reino Ndongo (aliás, o nome original do lugar é precisamente Pungo-a-Ndongo).

Num silêncio que nos acompanha desde que chegámos às Pedras Negras, atravessamos a pequena aldeia e iniciamos a subida às pedras sagradas, para desfrutar de uma extraordinária panorâmica a partir do miradouro sobre o rio Kwanza.

A presença humana é constante ao longo das estradas.

Dedicámos o segundo dia ao património natural, que inclui várias reservas naturais, como as do Luando e Milando, onde se procura preservar a rica fauna da região. Na impossibilidade de visitarmos todas, optamos pelo Parque Nacional de Kangandala, que, em 2005, ganhou enorme importância quando por ali foram avistados exemplares de palancas negras gigantes, subespécie rara de antílope, endémica de Angola e exclusiva da província de Malanje, que se julgava extinta. Embora ainda seja considerada como em perigo crítico de extinção, a palanca negra gigante encontra neste espaço um santuário que poderá representar a sua sobrevivência. É na expectativa de podermos observar um destes magníficos animais que chegamos ao mais pequeno de todos os Parques Nacionais de Angola, estabelecido em 1970.

Não temos a sorte de ser premiados pela esquiva estrela do parque, mas descobrimos outros exemplares da fauna local. Aproveitamos a proximidade para um salto à zona dos impressionantes rápidos do rio Kwanza, que ali ganha fôlego na sua rota em direcção ao Oceano.

A atracção que nos levou a Malanje fica reservada para o fim. De manhã cedo, dirigimo-nos para norte, em direcção às famosas quedas de água da Kalandula. Eleitas umas das Sete Maravilhas Naturais de Angola, têm no currículo o título de serem as segundas maiores de África, com as águas do rio Lucala a espalharem-se ao longo de mais de 400 metros de comprimento para se despenharem de uma altura de mais de 100 metros, num espectáculo único. Assim que paramos o carro no estacionamento próximo do miradouro, que empoleirado sobre o penhasco proporciona uma vista singular, somos abordados por jovens guias que se oferecem para nos mostrar os melhores ângulos das cascatas, enquanto no antigo parque de merendas, algumas mulheres vendem ginguba e outros petiscos para ajudar a enganar a fome.

À medida que nos aproximamos do miradouro ouvimos o trovão crescente da queda das águas e vislumbramos a névoa que resulta dos pingos que se soltam do imenso caudal. Em dias de vento, alguns são projectados para cima, dando aos visitantes a sensação de uma “chuva que sobe”. Com sol, o arco-íris é presença garantida e empresta magia à visita. No cacimbo, quando o caudal é menor, podemos aventurar-nos e caminhar sobre as rochas do leito a que as correntes deram formas intrigantes, arredondadas e suaves. Olhando para o vale à frente, deixamo-nos encantar com a imagem do Lucala seguindo tranquilo o seu caminho, depois das dramáticas quedas, num curso que o levará até ao Kwanza – que encontra lá para os lados de Massangano. Estas cataratas, uma das imagens mais icónicas de Angola, atraem muitos visitantes seduzidos ao primeiro contacto.

Publicidade

▶ COMO IR HOW TO GO

A partir de Luanda, o acesso por estrada até Malanje é feito através da EN 120, numa viagem de cerca de cinco horas para cumprir os quase 400 kms de distância. A nova rota da TAAG operada pelos Dash 4-800 reduz consideravelmente este tempo, levando-nos até Malanje de forma tranquila e muito confortável, em apenas 45 minutos.

▶ ONDE COMER

Na cidade de Malanje procure as iguarias locais em restaurantes como O Quintal, na Rua Sacadora Cabral; o Triângulo, na Rua 28 de Maio; ou o Kapri, na Rua Comandante Dangereux. Na Pousada da Calandula o restaurante está aberto ao público.

▶ ONDE DORMIR

A Pousada da Calandula oferece a possibilidade de acordar com vista para uma das mais belas paisagens de Angola: as quedas da Kalandula. Na cidade de Malanje as opções podem passar pelos hotéis Palanca Negra, Portugália, Regina II, ou Njinga Hotel.

Edição 70 Nov/Dez | Download.

0 Comments

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.